sexta-feira, 29 de julho de 2011

Certeza

Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé”. Palavras do Apostolo Paulo na segunda  carta à Timóteo, cap. 4, versículo 7.


O velho Apostolo sabe que a hora da partida está próxima.

Palavras carregadas de emoção.

Emoção vinda das lembranças de quem outrora  fôra perseguidor da causa que agora vê como chamado concluído.

Sabe que o combate estava terminando, combate muitas vezes travado contra sí mesmo, quando dizia não fazer o que queria e se ver fazendo o que detestava, ou lutando contra o ceticismo de uma era filosófica, mostrando um Deus de justiça carregada de amor, que se importava mais com o homem do que com seus conceitos sobre Ele, Deus, ou ainda mostrando para seus irmãos de fé que o Messias havia nascido, morrido e ressuscitado.

Entende que a corrida terminou, pois ela sempre termina.

Termina quando o alvo é alcançado, quando o gosto doce da vitória se apresenta como premio por ter feito valer a pena o esforço de não olhar pra trás, deixando para trás o que ficou para trás.

Corrida cheia de obstáculos, vencidos pela perseverança, por saber em quem crê, e que seu Tesouro será guardado até o dia final.

Como guardada também foi a sua fé.

Pois motivos naturais não faltaram para que a fé fosse minada, fosse perdida.

Desprezo, prisões, acoites, naufrágios, que naturalmente serviriam para dizimar a mais nobre causa, mas que apenas ser nobre não bastaria, pois o que fazia a diferença era em quem ele, Paulo, cria.

Por isso, quando leio este texto, também me emociono.

Me emociono por ver em Paulo, também como em Pedro, Tiago, João, Estevão, Filipe, e tantos outros homens de Deus que mostraram na história da Igreja, que é possível sim, neste mundo caído, terminar a carreira aqui como eles terminaram.

Me emociono por saber e entender que o que temos hoje, as Cartas, as direções, os ensinamentos, as exortações, custaram a vida desses homens e mulheres de Deus.

Exemplos de fé, amor pela Igreja, amor pela causa do Evangelho, amor uns aos outros, e acima de tudo, amor pelo Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Que nós, pela fé em Jesus Cristo, possamos um dia dizer como Paulo, “Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário