sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Tempo de Decidir

                      BUSCANDO E SALVANDO O QUE SE HAVIA PERDIDO
                                                            Lucas 19: 1 a 10




De tempos em tempos, todos nós, sem exceção, todos nós, perdemos algo no meio da caminhada.

Perdemos uma chance, ou oportunidade, perdemos a alegria, o óleo que lubrifica a engrenagem da vida. Perdemos a dracma, a ovelha, o filho.

Perdemos tempo, o precioso tempo, perdemos a fé...

Quando passamos por isso, é a forma que encaramos a situação que determina nosso êxito, ou nosso fracasso na caminhada.

Tenho visto em nossa geração, pessoas desesperadas, correndo atrás de algo que muitas vezes, não sabem nem o que, ansiosas por algo que quase sempre, não está em nós fazer para que aconteça, senão esperar em Deus, como diz a sua palavra, e sendo assim, perdem algo neste processo, a oportunidade de ver Deus agir, porque Ele sempre age, ele nunca nos abandona.

A bíblia diz, neste texto, que Jesus veio buscar e salvar.

São palavras que nós estamos acostumados a ouvir, que fazem parte do nosso dia a dia, e é ai que MORA O PERIGO. Quando nos acostumamos com algo, geralmente isso faz com que a importância deste algo diminua, perca o valor, perca a essência.
Somos alvo do amor infinito de Deus, através de Jesus Cristo, e sabemos disso pela palavra, quando ela diz que Deus nos amou tanto, que nos enviou Jesus, para que crendo Nele, não viéssemos a perecer, nos perder, mas tivéssemos a vida eterna.

Zaqueu, neste caso o alvo específico do amor de Deus, representa todos nós, carentes, dependentes de Jesus, do amor de Deus.

No contexto da época, ele era um cara odiado pela sociedade judaica, por ser cobrador de impostos do próprio povo dele, para Roma, que oprimia e subjugava os judeus.

Aparentemente, Zaqueu era uma pessoa bem sucedida, pois a bíblia diz que ele era rico.

Mas, pelo contexto histórico, Zaqueu havia perdido muitas coisas: amigos, o amor das pessoas, a paz, talvez até familiares o odiassem.

Quando Zaqueu sobe naquela árvore, ele desce do pedestal da existência humana, e resolve expor seus problemas, suas perdas, suas dores, sem ter vergonha, medo da reação das pessoas, que poderiam muito bem ter abominado a atitude de Zaqueu.

Zaqueu estava perdido, tinha se perdido.

É importante reconhecermos nossas perdas, nossas dificuldades, reconhecermos onde é que precisamos de salvação, onde precisamos ser achados por Jesus.

É nesta hora que temos que subir acima de nossas dores, angústias, causadas pelas perdas, e confiar nesta verdade da palavra de Deus, combustível para nossa vida.

O mesmo amor demonstrado por Jesus à Zaqueu, e dado a nós hoje, pela graça e misericórdia do Senhor.

Ele quer entrar nas áreas da nossa vida onde ocorreram perdas e trazer de volta, trazer de volta a alegria, a esperança, o amor, a fé, trazer de volta a certeza de que com Ele, como diz o Paulo “posso todas as coisas naquele que me fortalece“, aleluia.

Somente nós podemos subir na árvore, somente nós podemos abrir a porta da nossa casa e convidar Jesus para entrar e comer conosco.

É tempo de tomarmos a decisão de permitir que o Senhor Jesus busque e salve o que se havia perdido.

Zaqueu tomou a decisão, e foi a melhor decisão que ele tomou na vida.

É hora de tomarmos nossa decisão também.












Nenhum comentário:

Postar um comentário