terça-feira, 29 de novembro de 2011

Culto

Tem uma pergunta que eu faço para o meu pai, (que é pastor), que eu já sei a resposta, mas sempre pergunto pois gosto de ouvi-lo respondendo.

A pergunta é a seguinte: Como foi o culto hoje?

E a resposta sempre foi a seguinte: O culto sempre é uma benção.

Isto posto, hoje  quero tocar num assunto muito pertinente em nossos dias.

E a pergunta que faço é: o que faz o culto ser uma benção?

Primeiro, temos que entender a palavra culto, então vamos entendê-la.

No dicionário, culto quer dizer “homenagem religiosa que se tributa a Deus ou a entes sobrenaturais”.

Então, sem a necessidade de nenhuma conjectura ou análise profunda do significado, culto é algo que se entrega, que se faz, que se dá.

Então se culto é algo que eu dou, que eu ofereço, porque essa pergunta existe?

E, falando a cristãos, o que vejo hoje é que nos tornamos dependentes de algumas situações que quero de maneira simples, discorrer.

Numa época de muito, mais muito entretenimento, parece que os cultos são feitos para pessoas se sentirem satisfeitas.

Então, se a satisfação é minha, fica difícil até de se entender que culto é primeiramente dar, para depois receber.

Mas a palavra de ordem hoje é eu quero, eu vou, eu posso, e por ai vai.

O culto deixa de ser benção quando o motivo principal passa a ser eu, e não o Senhor.

Mas, em contra partida, é benção quando eu vou a reunião da igreja com o coração disposto a entregar meu culto a Deus.

Outra situação é que as pessoas dependem de quem ministra, de quem prega.

Se não for o Pr. Fulano de Tal, as pessoas nem vão se reunir como igreja, pois têm suas preferências.

Isso quando não se chega ao absurdo de à cada fim de semana, alguém diferente ser o pregador.

E isso, tristemente, gera um insatisfação nas pessoas, pois elas se tornam movidas pelo novo, e se não for assim, a máquina para de funcionar.

Então, o que fazer?

É simples.

Da próxima vez que você de reunir como igreja, vá para se entregar, para dar, para oferecer.

Independente de você.

O culto é para o Senhor, não para nós.

Isso é decisão.

Decida que os próximos cultos dos próximos todos anos que você ainda têm (contando a eternidade), serão de entrega, e o que passar disso, não é culto.

Então, quando alguém te perguntar como foi o culto, já vai saber a resposta.

“Foi uma benção”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário